A temperatura deve diminuir na região do Vale do Paraíba a partir da noite desta segunda-feira (14) e seguir mais baixa nesta terça-feira (15). A previsão é do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/ Inpe), que identificou uma frente fria se deslocando para a região.

A passagem dessa frente fria deve ser rápida, com as temperaturas voltando a subir a partir de quarta-feira. Mas, nesta terça-feira, a previsão é de clima ameno com a possibilidade de chuva nas cidades do litoral norte.

 

"A chance de chuva na parte alta do Vale do Paraíba, no Vale Histórico, é pequena. Pode chover mais no litoral. Mas, mesmo assim, o clima deve ficar mais nublado em toda a região, com as temperaturas um pouco mais baixas", disse o meteorologista Fábio Rocha.

Em muitas cidades da região, a temperatura tem ultrapassado a casa do 30ºC no período da tarde nos últimos dias. O clima mais quente, de acordo com Fábio Rocha, é comum.

"Temos uma massa de ar seco, típico dessa época. Isso tem mantido os dias ensolarados, de baixa a umidade no período da tarde. Há um bloqueio atmosférico bloqueando a entrada de frentes frias. Mas há essa frente fria que está se deslocando e deve cair a temperatura nesta terça-feira. Depois, a partir de quarta, a previsão é voltar a subir", afirmou.

 

Umidade do ar

 

A umidade do ar também está baixa nos últimos dias. São José dos Campos chegou a registrar 9% no último domingo (13), enquanto a média na região foi de 14%. O ideal é que a umidade do ar esteja em torno de 60%, mas nesta época do ano elas costumam ficar mais baixas na região.

"É um período mais seco no sudeste.Às vezes, conta com um alívio, com a passagem de uma frente fria. Mas com uma sequência muito prolongada de dias secos, acaba abaixando a umidade", disse Fábio Rocha.

 

fonte : site g1 vanguarda 

Deixe seu Comentário